ANS atualiza base de dados do Painel D-TISS - EDA Saúde

Skip links

ANS atualiza base de dados do Painel D-TISS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de atualizar o painel dinâmico D-TISS, que possibilita pesquisas sobre a quantidade e o valor médio de honorários praticados em procedimentos (consultas, exames e cirurgias) realizados pelos beneficiários de planos de saúde. Foram incluídos dados relativos ao período de janeiro a dezembro de 2020 de informações assistenciais de natureza ambulatorial e hospitalar recebidas pela ANS por meio da Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS).

O painel tem mais de 3 mil dados de procedimentos realizados na saúde suplementar desde 2015. As pesquisas podem ser feitas tanto pelo código, quanto pelo nome do procedimento. Seis filtros também estão disponíveis: tipo de segmentação (ambulatorial ou hospitalar), unidade da federação (UF), faixa etária, sexo, porte da operadora e competência.

A exploração e a tabulação desses dados possibilitam a geração de informações que garantem transparência e contribuem para a qualidade da atenção em saúde e para a concorrência setorial.

Sobre o Padrão TISS
A Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS) foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados assistenciais dos beneficiários de planos de saúde entre os agentes da saúde suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

A disponibilidade dos dados permite a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela ANS e pelo Ministério da Saúde, e ainda a redução da assimetria de informações para o beneficiário de plano de saúde.

Saiba mais sobre o TISS.

Além do painel, a ANS disponibiliza arquivos com outros dados do TISS no Portal de Dados Abertos da Agência.